Fuse: Animação Gráfica no Auxílio da Escrita

Uma das minhas maiores dificuldades enquanto escritora de fantasia e de ficção científica é visualizar a aparência física das personagens e manter uma descrição fixa. Para consertar tal problema, lanço mão de várias técnicas, por exemplo: selecionar da internet fotos de atores ou modelos que mais se pareçam com meus personagens. No entanto, nem sempre encontro pessoas que se encaixem na minha ideia, sem mencionar que uma boa parte deles não são humanos da forma como conhecemos.

Para minha sorte, alguns meses atrás me deparei com um programa de criação de modelos para animação que tem me ajudado bastante. Fuse é um programa da Mixamo, disponível gratuitamente no Steam. Com ele é possível criar e modelar personagens de maneira bastante detalhada e diversa.

As ferramentas de modificação de traços do rosto e do corpo permitem a criação de personagens negros, asiáticos ou de espécies que não sejam humanas, contanto que elas sejam humanoides (dois braços, duas pernas, dois olhos, etc).

O único defeito é a falta de cabelos com texturas não lisas e de modelos mais variados com pelo facial, mas estes podem ser criados e adicionados com um pouco mais de trabalho. “Pouco mais” sendo um eufemismo :p

 

ashanti2

A gladiadora Ashanti, uma das personagens principais do meu segundo romance. O cabelo dela é crespo, e não tinha nenhum parecido dentre os modelos do Fuse. Pelo menos lá pelas tantas do enredo, ela acaba cortando e ficando mais ou menos assim.

cepheus

O deliciosamente terrível Cefeu, personagem do meu primeiro romance

nishma

A relutante protagonista do meu segundo romance, Nishma

Eu postei só imagens de busto, mas é possível modificar todos os detalhes do corpo, também! Muito útil para quem escreve sobre espécies acima ou abaixo da média humana, tanto em altura como em força.

Digue