Livros que Inspiram: Welcome to Night Vale

Welcome to Night Vale, na verdade, iniciou-se como um podcast fantástico sobre a cidade de Night Vale, e o livro homônimo, da Editora Intrínseca, publicado em junho de 2016,  nos conta a história de Diane Crayton e Jackie Ferrero, duas personagens opostas que acabam juntas em uma busca por respostas.

O enredo é leve e interessante, mas não me despertou tanto a atenção quanto o cenário e o estilo da narrativa da história.

A única coisa coerente em Night Vale é que nada é muito coerente. Desde anjos que se chamam apenas de Erika, à flamingos de jardim que explodem e bibliotecários perigosos, o cenário se baseia no caos e no aleatório, e é divertidamente macabro.

O tom da narrativa é construído para complementar o lugar em que a história se desenrola, ou seja, é bastante esquisito e fora da curva. Não se atém muito ao enredo e aos personagens principais, enchendo a narrativa de detalhes que poderiam ser considerados desnecessários, se não construíssem a atmosfera bizarra de Night Vale.

Tudo isso me lembra um pouco Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, que também se baseia no caos para desenvolver o seu cenário. Obras como essas são úteis para mostrar que não existem “regras” e “conselhos” literários para a escrita criativa que não possam ser subvertidos de maneira bem-sucedida.

Nos dois casos, não se tinha como perder de vista o fato de que o que eu lia não era real, mas o sentimento de descrença apenas ampliou a atmosfera nonsense, ao invés de diminuir a qualidade da leitura.

Comentando um pouco sobre o enredo, não há muito o que se conectar de maneira profunda com ele. É um livro para se divertir, não para pensar sobre a vida, o universo e tudo o mais. Devo ressaltar, porém, que apesar de tudo conspirar contra personagens inverossímeis, temas como abandono paterno e maternidade são abordados na história, sendo inclusive os pilares centrais do conflito.

A questão é que o foco dos autores não pareceu ser o de explorar isso a fundo. De outra forma, não teriam escrito essa história se passando em uma cidade onde a maioria das regras que conhecemos não funciona.

Não considero o ponto acima uma fraqueza da obra. Esses tópicos foram muito bem explorados para um livro que almeja apenas ser agradável e divertido de se ler, o que é exatamente o que Welcome to Night Vale é.

 

 

Digue