Abastecendo A Biblioteca Por Menos

Leitura não é um hobby para os fracos de bolso. Para mim, que mantenho um site literário, menos ainda. Livros são caros e, muitas vezes, só o deslocamento para adquirir exemplares é caro e demanda tempo; e nem todos nós mortais temos malas de dinheiro aparecendo em nossas residências.

Como, então, conseguir ler mais sem arrancar todos os órgãos?

  • Desapegue da ideia de ler somente na forma física

Tem gente não consegue mesmo ler digitalmente. E tudo bem! Entretanto, ainda há certo preconceito contra a leitura digital; e ler e-books é uma das maneiras mais fáceis de não gastar tanto. Não é necessário adquirir um e-reader; plataformas como o Kindle e Kobo oferecem aplicativos para smartphone que permitem a leitura dos exemplares adquiridos, e, para quem não tem smartphone, é possível ler pelo browser.

Confortável? Talvez nem tanto, mas vale a tentativa. Eu tenho um Kindle, mas por questões de praticidade, acabo lendo muito mais pelo celular.

  • Compre usados

Isso parece bem óbvio, mas é digno de nota. Do mesmo jeito que há certa relutância em ler digitalmente, eu percebo que as pessoas não encaram a compra de livros usados como alternativa. Pode ser também uma maneira barata de apoiar livrarias menores e sebos.

Embora minhas dicas tenham muito a ver com adquirir livros de empresas grandes, fomentar comércios menores é muito importante! Nem sempre eles têm condições de baixar os preços como as grandes franquias de livrarias. Nesse caso, a compra de usados é a união do útil ao agradável. Para quem não pode sair andando por aí em busca de livrarias pequenas com seção de livros usados, vale a pena visitar o site Estante Virtual.

A Estante Virtual atua como intermediário, e, como comprador, dá para ter acesso a avaliações e comentários de outros compradores em relação à rapidez da entrega, estado dos livros e outros tópicos.

Foi por meio dele que consegui um exemplar de A Rainha do Ignoto, em excelente estado e a um preço amigável (60 reais em um livro não é exatamente barato, mas o mais próximo disso que cheguei foi 90 reais rs), de um sebo no Paraná.

  • Compre online

Sempre tem promoção boa, até para exemplares físicos. O site que eu mais uso para comprar livros é Amazon, pelo valor modesto do frete, rapidez na entrega e bom serviço de atendimento ao cliente. E, claro, as supracitadas promoções. Com um olho atento, dá para fazer boas compras gastando bem menos do que se gastaria indo a uma loja física.

Para franquias como a da Livraria Cultura, também dá para substituir o valor do livro na loja física pelo valor da loja online.

  • Venda os livros que você leu e não gostou…

E use o dinheiro para comprar mais livros.

Esse ponto tem a ver com o ponto dois, na verdade. Dá para vender os livros para conhecidos, ou pela Estante Virtual e a Amazon, ou, ainda, procurar estabelecimentos que comprem livros usados. Dá para conseguir uma boa grana de volta se houver muitos deles e eles estiverem em bom estado.

É isso!

Essas dicas, claro, não garantem zero de gasto. Todos os profissionais envolvidos na produção de livros têm o direito de receber recompensa financeira pelo seu trabalho, e uma forma de recompensá-los é adquirindo exemplares; mesmo os usados garantem que os profissionais responsáveis por aquele exemplar, em algum momento passado, receberam sua parte devida.

Nota da Autora: Não esquecer também da importância da doação de livros, de qualidade e em bom estado, para escolas e bibliotecas. Uma boa parcela da população não tem condição de adquirir livro algum, digital ou usado; essas pessoas precisam e merecem ter acesso à literatura sem recorrer à pirataria, que, afinal de contas, precisa de computador e conexão à internet (duas coisas não tão universalizadas quanto gostaríamos). É muito importante não pensar só em encher as prateleiras da sua casa.

Nota da Autora 2: Hoje foi um dia propício para postar isso, que chegou um pedido meu da Amazon. Comprei 4 livros, sendo dois deles recém-lançados, por 103 reais, frete grátis, e com isso tenho material de leitura para esse mês e o próximo.

Digue