Sobre a Imortalidade de Rui de Leão – Sim, Machado de Assis escreveu FC

Quem diria que Machado de Assis apareceria aqui no Usina…

Pois é.

Sobre A Imortalidade de Rui de Leão é um conto de ficção científica escrito por Machado de Assis, e publicado em formato digital na Amazon pela Plutão Livros. A Plutão Livros é uma editora recém-nascida, focada em ficção científica nacional (quem quiser saber mais, é só clicar aqui).

Neste lançamento, a primeira obra publicada pela editora, dois pontos nada a ver com a história em si me chamaram a atenção: o projeto gráfico do e-book e o prefácio. Achei interessante a escolha editorial de capa e diagramação arrojadas para um conto de Machado de Assis.

O prefácio, escrito por Roberto de Sousa Causo, é, na verdade, uma síntese da história da ficção científica brasileira. Para mim, que comecei a ler ficção científica a poucos anos, e não li quase nada nacional, foi o ponto mais interessante da obra; anotei todos os nomes para caçar as obras depois.

Seguindo para a história em si, Sobre a Imortalidade de Rui de Leão é conto, bem… Sobre a imortalidade de Rui de Leão, sendo o nosso protagonista um europeu que, ao começo da história, vive entre os índios, e recebeu do pajé um elixir que o tornaria imortal.

Daí se segue todos os conflitos que a imortalidade envolve: ver as pessoas próximas a si envelhecerem e morrerem, assumir várias identidades, ter tempo demais nas mãos…

Como leitora, a novidade desse conto não é bem o tema. Várias obras contemporâneas especulativas que envolvem imortalidade chegam mais ou menos à mesma conclusão, então para quem já lê no gênero, não vai encontrar nada de tão novo no conto nesse quesito.

A abordagem e a ambientação fazem toda a diferença, porém. Machado de Assis incorpora a política brasileira ao longo de vários séculos à trama, e uma boa parte da narrativa se passa no Brasil. É uma experiência no mínimo interessante ler algo especulativo vindo de um autor tão conhecido por suas obras em outros gêneros, embora seja talvez um pouco complicado para leitores menos experientes devido a linguagem, como as obras de Machado de Assis tendem a ser.

Para escritores em especial, é uma leitura interessante, pois a maioria das obras mais conhecidas e divulgadas dentro dos gêneros especulativos são anglófonas. Só saber da existência de obras de ficção científica brasileiras (e ainda mais sendo antigas) é um grande obstáculo. Sobre a Imortalidade de Rui de Leão é uma delas, e de quebra ainda vem acompanhada com sugestões de leitura.

Fora esse conto, a única outra obra nacional dentro dos gêneros especulativos que não é contemporânea foi A Rainha do Ignoto.

Digue