Construindo Um Outline – O Método Floco de Neve

Construir um outline é uma maneira de organizar e planejar uma história antes de sentar para escrever. Embora essa etapa da escrita não seja indispensável, pelo menos um outline básico se faz necessário para manter a coerência ao longo da narrativa, em especial nas obras mais longas.

As formas de se fazer isso são diversas, entretanto o método que mais me garante o término da obra é uma adaptação do método floco de neve. Existe um método floco de neve “oficial”, por assim dizer (cujo link está aqui), entretanto eu particularmente não sou a maior fã de planejar minhas histórias até a exaustão, portanto simplifico o processo, e é esse o tema desse post.

  • Uma partícula de poeira

Embora todo mundo tenha conhecimento de que flocos de neve são feitos de água em sua forma sólida, uma quantidade menor de pessoas conhece o fato de que flocos de neve se estruturam ao redor de uma partícula menor que permite a “germinação” do floco, e essa partícula pode ser de poeira.

Então, para seguir a metáfora, antes de começar um outline pelo método floco de neve, é necessário escrever a partícula de poeira da sua história: um resumo do enredo principal em uma frase curta.

Narrativas, em geral, são um caminho do ponto A até o ponto B. Para o seu enredo, quais são esses pontos? Quem é o protagonista, e o que sobre ele faz com que ele seja o protagonista?  

É por causa desse primeiro passo que o método floco de neve funciona muito bem para mim: porque eu inicio o planejamento já tendo em mente como tudo vai terminar.

  • A coluna vertebral

Após decidir o ponto A e o ponto B, é hora de delinear os eventos principais do enredo que levarão a história do começo ao fim. O ideal é que esse resumo não passe de uma ou duas páginas, um resumo bem enxuto e objetivo do que acontece, com quem, onde e quando dentro do arco narrativo principal. 

A história não tá funfando? Faz a Elsa.
  • Linha do tempo

Tendo uma ideia do principal do enredo, fica bem mais fácil determinar todos os eventos que ocorrem, incluindo os subenredos. Novamente, a ideia é escrever uma síntese objetiva das ações ou acontecimentos, dos maiores aos menores, se possível em ordem cronológica, deixando bem claro a diferença de tempo que ocorrem entre as ações (ou quais são simultâneos), e quem está envolvido.

Dependendo da obra, às vezes eu incluo também alguns eventos antes do começo ou após o final que são referenciados por personagens, ou são de alguma forma importantes. Para enredos maiores e mais complexos no sentido cronológico, também pode ser útil separar as linhas do tempo para cada personagem (para isso, eu uso o yWriter 5, que falei nesse post aqui).

  • Outline

O outline final é um outline cena-a-cena. A linha do tempo diz o que acontece, quando acontece, e quem está envolvido; o outline inclui o ponto de vista das cenas, em que ordem elas aparecem na história, qual o objetivo de cada uma, entre outras informações do gênero.

Ele pode seguir a ordem da linha do tempo ou não, pode incluir todos os eventos ou não; ele não é um guia sobre o enredo ou os eventos da narrativa, e sim um plano-guia de como tudo isso vai ser narrado para atingir o leitor da melhor maneira possível.

E está pronto o sorvetinho.

Já fiz essa piada em outro post

Em suma, o método floco de neve é eficiente porque, com ele, é possível focar em um aspecto de cada vez, ao invés de tentar construir uma história inteira de uma vez só, partindo do zero.

Outra informação a se ter em mente é que não é necessário terminar todo o processo para começar a escrever. No meu caso, eu raramente consigo perceber se minha ideia está boa ou não a não ser que escreva alguma coisa, então no meio do caminho escrevo algumas cenas e trechos para testar minhas ideias antes de prosseguir com o planejamento.

E, no mais, sempre é possível adaptar o método dependendo do que funciona melhor para você, para suas histórias e seu nível de paciência com planejamento.

Digue